quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sobre Joaquim Barbosa - Ministro do STF

Como disse no primeiro post, tem muita coisa que eu gostaria de falar mas não me considero conhecedor do assunto suficientemente para expor aqui. Porém, não tive como fugir às ininterruptas reportagens que se reportaram ao bate-boca entre dois Ministros do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa.
Não sei se meu leitor percebeu o clamor que se ascendeu sobre Joaquim Barbosa após a discussão entre ele e o atual Presidente do Supremo.
Embora seja académico de Direito, confesso que nunca procurei saber sobre a pessoa dos ministros dos nossos tribunais, mas não pude conter minha curiosidade sobre este "tal de Joaquim Barbosa".
Procurei saber e facilmente descobri, tenho em vista a popularidade do Ministro Barbosa, que se trata de um Mineiro de família pobre, que se mudou cedo pra Brasília, vivendo por conta própria. Se formou em Direito pela UNB, com mestrado e doutorado na França. É poliglota, dominando o inglês, o francês e o alemão. Até ai, um homem de sucesso.
Aparecem, então, as curiosidades.
Barbosa foi nomeado para o SFT em 2003, no início do governo LULA, e por uma ironia do destino, ou não, este Ministro foi o relator do processo do mensalão, onde os alvos principais eram do PT.
Percebe-se daí o esboço de uma personalidade forte e corajosa. Enfrentar o partido da situação, de um presidente com mais de 80% da aprovação popular, apresentando o maior escândalo político até então visto neste país, de fato não é para qualquer um.
Acredito eu que venha daí a admiração das pessoas por este Ministro, juntamente com sua reputação ilibada.
Admiro muito o ex deputado federal e advogado brilhante Dr. Roberto Jefferson, tanto que ali no canto superior direito, poderão conhecer o blog dele. Hoje li um post de lá que dizia o seguinte: "É bom recordar que Barbosa não chegou ao tribunal devido ao seu notório saber jurídico, mas beneficiado pela cota racial.". Como compartilho de muitas opiniões com o Dr. Roberto, estranhei tamanha agressividade e iniciei a pequena pesquisa que resumo neste meu post.
Como disse acima, Joaquim Barbosa foi relator do processo do mensalão do governo LULA, início do inferno profissional, pelo menos como congressista, do ilustre Dr. Roberto Jefferson. Pude concluir que se tratava de algo pessoal e, portanto, passível de desconsideração.
Além de Jefferson, muitos advogados considerados "elitistas" não compartilham de tamanha aclamação popular de Barbosa. Segundo eles, Joaquim Barbosa atua no sentido do "populismo judicial", votando contra uma série de prerrogativas benéficas para algumas classes.
Pelo que procurei saber, certamente Joaquim Barbosa se apresenta como um grande Brasileiro. Se sincero ou não, minha pesquisa não foi tão profunda assim.
Dentre algumas suas máximas, Joaquim disse: "
Enganaram-se os que pensavam que o STF iria ter um negro submisso, subserviente!"
Sinceramente, acredito na qualidade deste jurista. Mas não sei em qual ponto inicia-se o exagero.

Quanto ao "acusado", Gilmar Mendes, esse eu me recuso a pesquisar! =/
É inegável a falta de credibilidade que este homem passa ao Supremo. Só não sei até aonde o decoro permite a um "companheiro" (sem nenhuma alusão ao PT, por favor) demandar tão bravamente contra o outro dentro de uma sessão de julgamento. Mas aí ... já são outros 500.

Aos que não viram a prosopopeia: http://www.youtube.com/watch?v=sIUdUsPM2WA

Forte abraço.

Um comentário:

Anônimo disse...

Declaro-me, de ofício, suspeita pra falar sobre o Joaquim (quem já foi estudante de história sempre tem uma veia populista). Não pesquisei sobre a vida/atuação profissional do Ministro.
Mas a admiração por ele foi INSTANTÂNEA ao vê-lo "peitar" o presidente do STF, aquele JUMENTO!
¬¬

Ótimo post! Adorei :)